Artigos

Usando a proporção áurea no aquapaisagismo.

Aprenda a fazer o cálculo para criar o layout de seu aquário

  • Por: AQUABR
  • 04/07/2011
  • 8542 visualizações

 

Criar uma paisagem para um aquário plantado pode ser algo muito difícil para alguns, principalmente para os iniciantes em aquapaisagismo. Se você é um daqueles aficionados que não tem ideia de como criar o layout, você pode começar usando a regra da proporção áurea (também conhecida como ponto de ouro e proporção dourada) como um guia para orientá-lo em uma direção. A proporção áurea é uma regra bem simples que é muito usado em diversas formas da arte.

Na tentativa de desenvolver o aquapaisagismo em seu aquário, o objetivo principal do layout é poder criar um peça agradável de arte, com uma paisagem harmoniosa e beleza de vida. Nolayout deve ter apenas um ponto de foco principal, pois quando há vários pontos focais faz com que o espectador olhe para lá e para cá, sem dar a oportunidade de apreciar as verdadeiras riquezas da paisagem, criando uma tensão nos olhos o que pode inclusive destruir a agradável vista de todo o aquário. Ter um ponto de foco em sua paisagem é importante para dar um senso de direção ao espectador, direcionando ao que ele deve olhar primeiro. Sem nenhum ponto de foco, o espectador olha o aquário por inteiro, sem apreciar a beleza do paisagismo.

A proporção áurea é datada do tempo dos matemáticos gregos. Ao dividir as linhas entre proporção extrema e proporção média, também conhecida como a seção áurea, os gregos foram capazes de chegar a razão de 1:1.618. Esta proporção tem sido usada em diversas formas de arte com muito sucesso e tem sido bem aceita ao olho humano.

A proporção áurea é melhor aplicada em aquários de tamanho médio, aproximadamente entre 75 a 200 litros. Qualquer aquário menor que 75 litros vai deixar o ponto de foco muito perceptível, o que tornaria o único foco do layout, assim como qualquer aquário maior que 200 litros terá muito espaço e um segundo ponto de foco será necessário. A não ser que você seja um aquapaisagista experiente, é recomendado só utilizar essa regra em aquários entre 75 e 200 litros.

Para usar a proporção áurea em seu aquário, tudo o que você irá precisar é uma trena e o valor em centímetros do aquário deverá ser convertido em polegados para o cálculo ser feito. Então, vamos dizer que seu aquário é de 75 litros, tendo 60cm de comprimento (60cm = 24").

Basta dividir o comprimento do seu aquário com a proporção áurea de 2,618. Dividindo o número de comprimento do aquário de 75 litros: 24” / 2.618 o resultado é 9.167”. A partir dessa medida, tanto do lado esquerdo quanto do direito (você escolhe), vá até 9,167". Com essa medida dividiremos o aquário horizontalmente em duas seções, sendo uma parte de 9,167" e outra de 14,833".

 

Agora faça o mesmo com a altura do seu aquário. Usando ainda como exemplo um aquário de 75 litros, a altura deve ser em torno de 40cm (16"), divida novamente por 2.618. O resultado dessa divisão é: 16” / 2.618 = 6,111”. Agora indo tanto de cima quanto de baixo, vá até 6,111". Usando esta medida  o aquário será dividido verticalmente em duas partes, sendo uma de 6,111" e outra de 9,889" de altura.

Proporção Aurea

 

Pela combinação das duas linhas, cria-se uma intersecção. Esta intersecção será a área do ponto de foco do layout. Reforçando que usar o lado direito ou esquerdo, a parte de cima ou baixo, é escolha sua! No exemplo abaixo o ponto de foco foi feito da esquerda para direito e de baixo para cima.

Proporção aurea

 

Veja agora alguns exemplos de aquapaisagismo que utilizaram a proporção áurea:
 

Proporção Aurea

By Ricardo Rosa
 

Proporção Aurea

By Takashi Amano
 

Proporção Aurea

By Takasi Amano


Esperamos que este artigo possa ajudá-lo a começar a criação do paisagismo em seu aquário, após montar seu layout, veja como manter a qualidade da água.

Fonte: Aquascapist
W3TOOLS