Artigos

Alimento, quando é o bastante?

Quanto de alimento devo oferecer para meus peixes?

  • Por: AQUABR
  • 04/07/2011
  • 2523 visualizações

Bom, como muitos devem saber, alimentar os peixes as vezes pode ser o fim do aquário, sendo que a partir da alimentação não correta pode-se ter problemas de algas, água turva, amonia, entre outros. Ok, já sabemos o quanto problemático pode ser, mas será que alimentar é tão difícil? Não, alimentar os peixes de seu aquário segue um parâmetro básico do aquarismo, evite excesso de comida no aquário e forneça somente o que a população de  peixe coma entre 2 e 3 minutos. Claro que o bom senso e a observação do aquarista  é fundamental. Aquários hospital e aquários de reprodução exigem um tratamento mais delicado por conta dos diferentes parâmetros encontrados nos mesmos.


Sabemos que aquário é uma representação do meio natural em menor escala, então pensamos como funciona na natureza... ninguém alimenta os peixes, sendo assim, no meio natural os peixes encontram certa dificuldade para encontrar alimentos, por isso, nossos peixinhos estão a todo instante a procura do alimento, a não ser quando ele é o alimento.

Por esse motivo, os peixes acabam por ingerir tudo e todo alimento encontrado pelo fator de que não sabem quando encontrarão mais alimento, um erro dos novos aquaristas é achar que os peixes estão sempre com fome e o acaba super-alimentando.

Alimento quando é o bastante

Os peixes tendem a crescer conforme a alimentação, portanto, quanto mais alimento mais rápido é o crescimento e vice-versa. O importante é ter bom senso, estudar as espécies que habitam o seu aquário e criar um planejamento de alimentação, simplesmente defina os horários e a quantidade de alimentação e seguí-los a risca.

Lembre-se: mesmo que dada em quantidade certa, as vezes, existem sobras devento sempre retirá-las da água.

Os peixes dificilmente irão morrer de fome! É mais fácil morrer por super-alimentação do que da falta dela. Procure sempre alimentar com mais de um tipo de ração e fornecer alimentos vivos para não trazer problemas nutricionais.

Próximo artigo: alimentação avançada, sabendo mais afundo sobre alimentação ideal para nossos peixes.

W3TOOLS