Artigos

Criação de Microverme (Anguilula silusiae)

Criando alimento vivo para seus peixes

  • Por: AQUABR
  • 02/08/2011
  • 4770 visualizações

Excelente como opção alimentar, os microvermes (Anguilula silusiae) são ricos em gordura e proteínas podendo ser oferecidos para alevinos e peixes adultos.

São vermes muito prolíferos que apresentam uma forma cilíndrica, com 1 à 3mm de comprimento.



Iniciando cultura de microverme.

Cultura Microverme - Embalagem plástica com tampa (que vede bem) e transparente, de aproximadamente 1 litro
 

 - Saco plástico preto, capaz de envolver o pote escolhido ou caixa.
 

 - Pincel de cerdas macias.
 

 - Água descansada, isenta de cloro.
 

 - Farinha de aveia.
 

 - StartUp de cultura (inóculo).

 

Passo à passo:

Com o recipiente limpo, coloque a aveia, não mas que 1/3 da altura do recipiente, aproximadamente 1cm de altura.
Adicione água e vá mexendo com pincel lentamente até chegar na consistência parecida com o mel, formando um mingau. (Ponto importante para sucesso da cultura)
 

Deixe descansando por 24horas, após isso verifique se necessita de mais água. Adicione e mexa até que chegue na consistência que desejamos.
 

Adicione o inóculo, e mexa levemente o mingau, evite sujar as laterais dos potes pois é ali que os vermes se encontraram.

Feche bem o recipiente, e coloque os plásticos pretos ou dentro da caixa de papelão, de forma manter a temperatura e isolar da luz. Guarde em local seco e quente.

Cultura de MicrovermeCultura de Micrverme

Diariamente mexa a cultura com pincel levemente para permitir a liberação dos gases gerados pela fermentação, mexa de 1 a 3 vezes ao dia.

Ao abrir o recipiente de cultura, você sentirá um cheiro forme te fermentação, é normal, produzido pela alimentação dos microvermes.

 

Coleta para oferecer aos peixes:

Após dois dias já se pode ver os vermes nas laterais do recipiente, verá que ao abrir os mesmos estão espalhados, após alguns segundos verão que se aglomeraram.

Passe o pincel limpo, nessa aglomeração e de ofereça aos peixes. Sempre ofereça em pequenas quantidades e distribua em pontos diferente do aquário.
Poderam ser vistos descendo para fundo do aquário, os microvermes podem se manter vivos até 12horas após colocado no aquário.

 

Gerando novas culturas:

Para gerar novas culturas o processo é o mesmo porém agora você não precisa de um inóculo.

Seu inóculo será uma pequena colher de sopa da cultura que já mantem, indicamos retirar o inóculo apartir do segundo dia da cultura.

 

Fonte: Betta Brasil
W3TOOLS