Artigos

Death Curl - morte de arraias

Doença responsável por grande número de óbitos de arraias

  • Por: AQUABR
  • 02/09/2011
  • 4700 visualizações

Um exemplar fascinante para amantes de aquarismo jumbo, deslubrante para os olhos de qualquer pessoa.

Ao ver a arraia de água doce ela passa na maioria das vezes a ser um animal de cobiça para fazer parte da fauna de seu aquário poucos estudam a mesma antes de adquirir, fato que infelizmente não ocorre somente com as arraias.


Ainda sem explicação científica a causa do Death curl é desconhecida, algumas especulações dessa doença se desenvolver devido a um efeito colateral de desnutrição, estresse ou intoxicação por amônia acarretando danos nos nervos e músculos dos discos das arraias.


Os sintomas apresentados são:

  • Fica amoada no fundo;
  • Perda  de apetite;
  • Fica constantemente enterrada;
  • Seus discos ficam com suas bordas flutuando (virados para cima). (Existe casos opostos dos dicos contrairem para  baixo por estudos informais essa contração esta ligada a má qualidade da água.)


Death Curl Death Curl


Infelizmente quando esses sintomas são apresentados 99% dos casos o animal morre.



Existem alguns procedimentos a serem feitos para tentar evitar o óbito do animal, existem relatos de pessoas que conseguiram contornar o Death Curl mas não se sabe a veracidade desses depoimentos.

Ao identificar os sintomas verifique os parâmetros da água muitas vezes a amônia e nitrito são principais causas. Tente também remover fatores que podem levar ao estresse das arraiais.


Uma fatalidade que ainda não podemos contornar porém podemos evitar, o ideal é sempre manter a qualidade da água verificando amônia, nitrato,  ph e com trocas parciais frequente.

Apesar de estar entre o aquarismo jumbo esse magnífico animal é sensível à mudanças bruscas de parâmetros. Leia mais sobre as arraias de água doce.
 

Fonte: MonsterFishKeepers
W3TOOLS