Artigos

Falso comedor de algas siamês

Verdadeiro comedor de algas siamês X Falso comedor de algas siamês

  • Por: AQUABR
  • 04/09/2011
  • 9411 visualizações

“Falso Siamês”, Epalzeorhynchus sp. ou Garra taeniata

 

Falso Siamese Algae Eater

Conhecidas como: Falso Siamês, Epalzeorhynchus spGarra taeniata e colorful flying Fox.
Família: Ciprinídeos
pH range: 7.0 (nunca muito abaixo de 7.0)
Clima:  24º – 26°C
Biótopo: Rios com densa vegetação aquática e água bem oxigenada
Tamanho: Máximo 15 cm


Este peixe comedor de algas se assemelha muito ao Comedor de Alga Siamês. Originário da mesma região, da Tailândia e Península da Malásia, estes peixes são muitas vezes confundidos com o verdadeiro Comedor de Alga Siamês. Enquanto, nos Estados Unidos, onde os Comedores de Algas Siameses são raros, ao mesmo tempo os Falsos Siameses são facilmente encontrados e vendidos como se fossem os verdadeiros. Mais confuso ainda, é que em vários respeitados livros sobre aquarismo, eles apresentam o falso peixe como o Comedor de Alga Siamês (Crossocheilus siamensis).

Ainda há dúvidas em relação a verdadeira identidade do Falso Siamês.

Descrição:
A primeira vista esse peixe é exatamente igual do Comedor de Alga Siamês, mas é fácil de distinguir quando você sabe onde olhar. Como por exemplo, nos Falsos Siameses a faixa preta na horizontal vai somente até a bifurcação da cauda, já nos verdadeiros essa listra vai até o final dela. Quando o peixe está com medo, essa faixa desaparece e fica como se fosse uma luz cinzenta. Todas as nadadeiras são amareladas, exceto a nadadeira dorsal que possui manchas mais escuras.
 

Verdadeiro Comedor de Algas Siamês  Falso Comedor de Algas Siamês
Verdadeiro Comedor de Algas Siamês                                               Falso Comedor de Algas Siamês

Há uma estreita faixa com luz própria acima da listra horizontal preta, além disso, a região dorsal é composta por um castanho acinzentado. A área superior é também um pouco mais escura se comparando com o Comedor de Alga Siamês.

Verdadeiro Comedor de Algas Siamês  Falso Comedor de Algas Siamês 
Verdadeiro Comerdor de Algas Siamês                                             Falso Comedor de Algas Siamês
 

 

Algumas vezes é possível observar uma cor avermelhada ou rosa em torno da boca do peixe, mas caso ele esteja estressado, essa cor desaparece. Os Falsos Siameses também possui dois pares de barbilhões, ao contrário do verdadeiro Comedor de Alga Siamês.

Nenhum reconhecimento sexual é conhecido, mas dependendo da quantidade de vermelho no peixe, pode variar o sexo.

Comportamento:
Os peixes adultos são agressivos um com os outros, fato contrário do Comedor de Alga Siamês.


Aquário – Necessidades:
Os Falsos Siameses necessitam de maior qualidade da água do que os Comedores de Algas Siameses. O tamanho mínimo para o aquário deve ser de 80 litros. É preciso uma água bem limpa e oxigenada, sendo a temperatura ideal de 24 a 26° e o  pH não pode ficar muito abaixo de 7.

Eles comem algumas algas, mas na natureza se alimentam de animais pequenos crescidos em algas. Em aquário eles comem todos os tipos de comida viva e artificial. Nunca houve reprodução deles em cativeiro.
 

Compatibilidade:
Essa espécie de peixe pode ser mantida em qualquer aquário comunitário, porém, como um adulto é muito agressivo com outro de sua mesma espécie, é recomendado que não tenha outro Falso Siamês no mesmo aquário.

Fonte: Thekrib
W3TOOLS