Artigos

Único peixe conhecido que come as algas vermelhas

Siamese Algae Eater, comedores de alga da Tailândia e áreas vizinhas

  • Por: AQUABR
  • 02/09/2011
  • 9888 visualizações

Conhecidos como: Siamese Algae EaterSiamese Flying Fox e Siamese Fox.
Ordem: Cypriniformes
Família: Cyprinidae
pH range: 5.5 – 8.0 (ideal: 6.5 a 7.0)
dH range: < 20
Clima:  24º – 26°C
Biótopo: Rios com densa vegetação aquática e água bem oxigenada
Tamanho: Máximo 15 cm
Tempo de vida: 10 anos pra mais

Comedor de Algas Siâmes - Siamese Algae Eater, Crossocheilus Siamensis (Smith, 1931)

Este delicado comedor de algas é o único peixe conhecido que come as algas vermelhas. Originário das águas da Tailândia e da Península da Malásia. Foi primeiramente trazido para a Europa em 1962, mas só se tornou popular em 1970, quando notaram a habilidade de comer algas vermelhas.
 

Comedor de Algas Vermelhas


Descrição:
É um peixe fino na cor marrom acinzentado com uma distinta listra preta na horizontal. Comprimento máximo de 15 cm, podendo chegar a esse tamanho em até 02 anos, claro, se as condições do habitat forem ótimas. Normalmente eles demoram a crescer e nem sempre chegam a este tamanho em cativeiro.

Todas as barbatanas são transparentes ou ligeiramente leitosas sem nenhum brilho amarelo ou avermelhado. Possui na parte da frente um par de barbilhões. A listra preta vai desde o nariz até a bifurcação da cauda. Quando o peixe está estressado ou brigando, a cor preta clareia significantemente.

A parte inferior do peixe é em tom branco acinzentado e não há nenhum brilho sobre a listra preta, mas toda a parte superior do corpo do peixe é de cor marrom-acinzentado tendo nas bordas um escurecimento, criando assim uma imagem reluzente. Fêmeas adultas são geralmente um pouco mais gordas que os machos e não há nenhuma outra diferença sexual conhecida.
 

Comportamento

Ele é um peixe ativo e rápido, que se desenvolve melhor em grupos, mas também pode ser mantido sozinho ou em par. Costuma dar grandes saltos, por isso não é aconselhável deixá-lo em aquários descobertos, porque provavelmente ele pulará para fora. O Comedor de Algas Siamensis muitas vezes persegue um ao outro, mas eles nunca se machucam nessas brigas.

A espécie Crossocheilus Siamensis possui uma peculiar posição de repouso, não deita sobre sua barriga e mantém seu corpo escorado com a cauda e as nadadeiras peitorais e pélvicas. Peixes jovens gostam de descansar em cima de folhas largas, já os adultos preferem a parte inferior e plantas baixas como a Cryptocorynes.

Curiosidade: Esses peixes precisam ficar em constante movimento ou eles afundam por não terem a bexiga natatória muito desenvolvida.

CryptocoryneCryptocoryne


Aquário – Necessidades:
O peixe Comedor de Algas Siamensis não é muito exigente para cuidar. A Temperatura adequada é de 24 a 26°C e toleram pH de 5.5 a 8.0, mas o ideal é de 6.5 a 7.0. A dureza tem que ser menor que 20 dH. O tamanho mínimo do aquário para um par adulto é de 100 litros. O aquário deve ser comprido e com muitas plantas.

A água precisa ser limpa e oxigenada. Eles se alimentam de alga, fitoplâncton e perifíton, incluindo sua predileta a alga vermelha, barbas e filamentosas, e todo o tipo de alimento vivo e ração, oferecer também vegetais e legumes. É muito raro causarem danos às plantas ou prejudicá-las no aquário, desde que os alimente o suficiente com comidas “verdes”. Eles ainda não foram reproduzidos em cativeiro, então todos os espécimes são retirados da natureza. São peixes sazonais, por isso nem sempre são encontrados nas lojas.
 

Algas Vermelhas


Compatibilidade
Como eles não são agressivos, eles podem ser mantidos em qualquer comunidade de peixes em um aquário grande o suficiente. O comportamento ativo Comedor de Algas Siamensis pode estressar outros peixes de espécies sensíveis como os Ciclídeos Anões e impedi-los de desova.

Fonte: Thekrib, InfoAqua, AquaHobby
W3TOOLS