Entrevistas

Entrevista com Fabian Kussakawa (1º Nano Plantado CBAP)

Fabian Kussakawa, um exemplo de dedição e amor ao hobby. Campeão Nano Plantado - CBAP 2010

  • Por: AQUABR
  • 01/07/2011
  • 4414 visualizações

Fabian Kussakawa


O primeiro lugar da categoria Nano Plantado do CBAP 2010 foi com muito mérito para Fabian Kussakawa.

Primeiramente gostaríamos de parabenizá-lo pela ótima montagem que fez, uma combinação de ótimas plantas e um árduo trabalho para mantê-las.


AQUABR: Fabian, conte-nos um pouco como começou no aquapaisagismo até decidir competir? Como foi essa jornada?
"Comecei a competir em 2007 e desde então foram 3 anos dedicando o pouco tempo ao hobby. Em 2008 criei o Natureaqua (1º grupo de aquapaisagistas brasileiros) no intuito de participar como um grupo de competições tanto internacional como nacional. O percurso foi com altos e baixos, mas nunca desisti e sempre persisti."  

AQUABRVocê já participou de outros campeonatos além do CBAP? Quais? E quais foram suas colocações?
"4º lugar - ASE (Aquatic Scapers Europe)
4º lugar - AGSTATE (Concurso Aquapaisagismo Espanha)
3º lugar - CPA (Concurso Paranaense Aquapaisagismo)
186º - IAPLC (International Aquatic Plants Layout Contest)" 


AQUABRSobre seu Layout do CBAP-2010, houve alguma inspiração? Qual?
"Geralmente faço um estudo do layout para depois aplicar o hardscape com a flora. E com certeza a minha maior inspiração é a própria natureza." 

AQUABRQuais dificuldades teve com seu layout vencedor do CBAP-2010 ? Como resolveu?
"Dificuldades foram para fotografar, e um pequeno período que teve algas filamentosas devido a fertilização líquida a base de ferro em excesso. A fotografia tive que usar 3 lâmpadas auxiliares para registrar o momento tirando mais de 200 fotos até conseguir algumas boas. Já as algas muitas tpas e dedicação para acabá-las."


AQUABRQuanto tempo antes do campeonato o aquário foi montado? Ele foi montado com objetivo CBAP 2010?
"Foi montado em outubro do ano passado (2009). Sim, foi montado com intuito de participar do CPA e CBAP." 

AQUABRO CBAP vem crescendo a cada ano, em sua opinião, qual o futuro dessa competição? E o que ela pode ajudar no crescimento do aquapaisagismo brasileiro?

"O CBAP cresce em relação a número e ao nível de qualidade de layouts. Creio que o futuro é que o CBAP e outros concursos como o CPA promovam a qualificação de aquapaisagistas preparados a participar de qualquer concurso internacional." 

AQUABR: Qual o conselho que dá para os que querem participar? Como eles podem começar?
"Estudem bastante os aquários dos outros concursos, do primeiro até o último lugar. As vezes o 9º lugar daquela competição pode ser o primeiro da outra. Então analise e veja o que cada aquário tem em sua criatividade e veia artística como se fosse uma identidade única, e claro sempre inovando para poder arriscar." 

AQUABRPara finalizar, a Equipe AQUABR agradece a entrevista e deixa o espaço para suas considerações e agradecimentos.
"Gostaria muito de agradecer a Rony Suzuki que formenta e respira aquapaisagismo pela dedicação ao hobby e total humildade a repassar para quem está começando. Também agradecer a minha esposa por ter paciência para aguentar todos os meus aquas e aos amigos por darem aquele suporte na hora certa e a Aquabr pela oportunidade." 

Novamente a Equipe AQUABR agradeçe a disposição, e deseja a você Fabian, Boa Sorte e sucesso em seus aquários, afinal já conhecemos seu trabalho e não podemos deixar de ver o carinho e dedicação ao hobby.

W3TOOLS