Notícias

Acará Bandeira (Pterophyllum scalare)

  • 12/07/2011
  • 4336 visualizações
Nome popular:
Acará Bandeira
Nome científico:
Pterophyllum scalare
Família:
Cichlidae
Origem:
América do Sul
pH:
6,0 ~ 8,0
gH:
5 ~ 13
Temperatura:
24 ~ 30°C
Comportamento:
Pacífico
Tamanho indivíduo:
15 cm
Aquário:
75 L
Descrição:

O Acará Bandeira possui um corpo achatado e em formato de disco, é possível encontrá-lo em diversas cores como preto, dourado, prata e linhagens de carpas. É um peixe muito popular no aquarismo, principalmente pela sua resistência e por não ser exigente em relação aos parâmetros da água. Recomendado para iniciantes.
 

Alimentação:

Peixe onívoro, adora alimentos vivos como pequenos crustáceos e minhocas, também se alimenta de folhas como espinafre e alface e aceita ração.

Dimorfismo sexual:

É um peixe muito difícil de diferenciar o sexo. A forma mais prática de identificar é através do comportamento, podendo observar que os machos são mais agressivos e territorialistas quando estão em condições de reprodução.

Reprodução:

Para a reprodução, comece com um grupo de seis jovens acarás-bandeira, dessa forma é garantido a formação de um casal. Costumam desovar em superfícies verticais, como pedras, folhas e inclusivo no vidro do aquário. Durante o período de reprodução, certifique-se de que o peixe está sendo bem alimentado, sempre oferecendo alimento vivo como bloodworm.

Os Acarás Bandeira são ótimos pais e protegem muito bem os ovos e os alevinos, mas é importante remover os pais quando os filhotes já estiverem em nado livre, caso contrário, os filhotes poderão ser comidos. Os alevinos podem ser alimentados inicialmente com artémia recém-nascida.

Mais Informações:

O Acará Bandeira é um ciclídeo pacífico, mas pode haver disputa com peixes da mesma espécie, então o ideal é mantê-los em pequenos grupos. É também um ótimo peixe para aquários comunitários, porém podem comer peixes pequenos como tetras.

Fonte: Freshaquarium, Fishbase, Aqua-fish, Seriouslyfish
W3TOOLS