Notícias

Oscar, Apaiari (Astronotus ocellatus)

  • 31/08/2011
  • 3074 visualizações
Nome popular:
Oscar, Apaiari
Nome científico:
Astronotus ocellatus
Família:
Cichlidae
Origem:
Peru, Colômbia, Brasil e Guiana Francesa
pH:
6,5 ~ 7,2
gH:
5 ~ 10
Temperatura:
22 ~ 26ºC
Comportamento:
Territorial, Agressivo
Tamanho indivíduo:
pode chegar a 35cm
Aquário:
> 200L
Descrição:

Astronotus ocellatus conhecido pela impressionante inteligência capaz de  reconhecer quem o alimenta, pegando comida na mão do dono e até permitindo carícias em seu dorso.
 

O aquário para um Oscar deve ter no mínimo 200L, com uma boa filtragem e oxigenação, já a iluminação não precisa ser forte e cascalho comum de rios. (Evite cascalhos ponte agudos pois podem ferir o peixe)
Já a decoração do aquário sera remodelada pelo próprio gosto dessa magnífica espécie, são muito conhecidos por arrancar as plantas e remover objetos de lugares.

 

Alimentação:

Onívoros a alimentação do Oscar consiste em 60% de insetos na natureza. Completando sua dieta com os pequenos peixes crustáceos. Aceita rações para Oscar sem dificuldades, mas sempre ofereça complementos vivos.
 

NÃO OFEREÇA CARNE VERMELHA!

 

Dimorfismo sexual:

O Dimorfismo sexual é um tanto complicado, no momento da desova, a fêmea apresenta visivelmente sua papila genital.

Em alguns estudos é sugerido que os machos cresçam mais rápido, e em alguns grupos essa ocorrência é natural, foi notado que os machos possuem manchas escuras na base da nadadeira dorsal.

Reprodução:

A reprodução não está entre as mais complicadas, a formação de casal acontece de forma natural.
 

A temperatura deve girar em torno 28ºC, oxigenação deve ser mantida com equipamentos de superfície para não causar turbulências no fundo do aquário, água sempre cristalina e limpa.
 

Os pares são conhecidos por geralmente selecionar e limpar superfícies lisas horizontais ou verticais onde depositam de 1000 a 3000 ovas. Como na maioria dos ciclídios, o A. ocellatus protege sua cria, em época de reprodução os peixes ficam bastante agressivos podendo atacar as mãos de seu próprio dono.
 

Alimentação dos filhotes deve ser iniciada assim que não se notar mais a precensa dos saco vitelino, fornecendo minhocas, pequenos insetos e rações.

Fonte: Wikipidia, Aqol, Imagem (Cia peixes)
W3TOOLS