Notícias

Peixe Lápis Anão (Nannostomus marginatus)

  • 22/07/2011
  • 4129 visualizações
Nome popular:
Peixe Lápis Anão
Nome científico:
Nannostomus marginatus
Família:
Lebiasinidae
Origem:
América do Sul
pH:
5,5 ~ 7,5
gH:
1 ~ 15
Temperatura:
22 ~ 27ºC
Comportamento:
Pacífico
Tamanho indivíduo:
4cm
Aquário:
> 40L
Descrição:

É uma espécie muito fácil de se manter, sendo tolerante a variações dos principais parâmetro da água, além de muito pacífico, manter vários peixes dessa espécie formando um cardume, irá trazer uma beleza extra ao aquário.


Sendo o menor peixe entre os peixes lápis, seu corpo com forma de torpedo indica que é um peixe bem rápido, além de ser uma ótima escolha para aquários plantados

Alimentação:

Todos os alimentos usados em aquariofilia, desde flocos, granulado, comida congelada e até comida viva, são aceitos por esta espécie.

 

Dimorfismo sexual:

A diferença entre machos e fêmeas é notavel em relação à forma do corpo, pois as fêmeas ficam mais roliças com acumulação de ovos.

A coloração também pode ser uma maneira de distinguir os sexos, sendo o macho mais colorido que a fêmea.

Reprodução:

Esta espécie assim como todas outras desse gênero, é ovípara.  Deve-se manter em grupo para formação do casal ou trio. O casal ou trio deve ser separado em um aquário de 10 ou 15 litros e ser equipado com filtro de esponja.

Os parâmetros devem manter entre 24 ~ 27ºC e pH entre 5,5 ~ 7,0 e uma dureza muito baixa. Introduza as fêmeas para que possam se habituar com o novo aquário e após 24 horas os machos podem ser introduzidos.

Os alevinos começam a nadar com 4 ~ 5 dias  podem ser alimentado no primeiro dia com comida líquida ou em pó, que é mais delicada adquirir.

Fonte: Bioaquaria, Greentracks-news
W3TOOLS