Notícias

Rodóstomus (Hemigrammus rhodostomus)

  • 30/03/2013
  • 3868 visualizações
Nome popular:
Rodóstomus
Nome científico:
Hemigrammus rhodostomus
Família:
Characidae
Origem:
Bacia Amazônica (Brasil)
pH:
6.5 ~ 6.8
gH:
--
Temperatura:
26º ~28ºC
Comportamento:
Pacífico
Tamanho indivíduo:
5 cm
Aquário:
100L
Descrição:

É considerado um dos mais belos tetras, este pequeno e pacífico peixe também é tido como um dos mais cardumeiros. Seu efeito é inigualável quando há um grande número de espécimes bem adaptados. É um peixe ideal para aquário plantado, sendo aconselhável sempre mantê-los em grupo de no mínimo 10 exemplares.

Alimentação:

Comida industrializada floculadas e granuladas, alimentos de origem animal como artêmias, bloodworms e tubifex.

Dimorfismo sexual:

As fêmeas tem o corpo muito mais cheio que os machos, seu tamanho em relação ao macho é um pouco menor com o ventre mais volumoso.

Mais Informações:

Popularmente conhecido apenas como Rodóstomus ou Nariz de Bêbado (Portugal), existem três espécies conhecidas, sendo elas: o "verdadeiro" Rodóstomus de Belém (Hemigrammus rhodostomus) e dois "falsos" Rodóstomus de Manuas (Emigrammus bleheri e Petitella georgiae) . Para diferenciar um do outro é simples, o Hemigrammus rhodostomus e Petitella georgiae possuem parte da cabeça avermelhada sendo que o primeiro possui a listra preta da cauda que se prolonga até quase o meio do corpo do peixe, já no Petitella georgiae esta listra não ultrapassa a nadadeira caudal, acontecendo o mesmo com o Hemigrammus bleheri que chega até 8cm e possui a cabeça toda avermelhada, sendo que os dois primeiros raramente ultrapassam os 4cm. 

Fonte: Seriouslyfish
W3TOOLS