Notícias

Sumatra, Barbo Tigre (Barbus tetrazona)

  • 20/07/2011
  • 11141 visualizações
Nome popular:
Sumatra, Barbo Tigre
Nome científico:
Barbus tetrazona
Família:
Ciprinídeos
Origem:
Indonésia, Sumatra e Bornéu
pH:
6,0 ~ 8,0
gH:
5 ~ 19
Temperatura:
20 ~ 26ºC
Comportamento:
Pacífico/Agressivo
Tamanho indivíduo:
6 ~ 7cm
Aquário:
> 60L
Descrição:

Espécie apresenta coloração amarelada que é quebrada por suas listras negras, com a parte superior da cabeça avermelhada.

Existe algumas mutações de cores que são bastante procuradas como o Barbus Verde, Dourado e Albino, essa espécie é a mais encontrada entre os Barbus são muito ativos e pequenos brincalhões.

Característica famosas desses individuos é "beliscar" as nadadeiras de outros peixes, especialmente se forem grandes, esse comportamento pode ser evitado mantendo um grupo de no mínimo 5 Barbus que brincaram entre si deixando o restantes em paz.

Alimentação:

Os Sumatras não são muito exigentes quanto a alimentação, mas importante oferecer alimentos variados com flocos, artêmia, vegetais, crustáceos e  larvas de insetos.

Dimorfismo sexual:

O macho dessa espécie apresenta o corpo mais ponteagudo, enquanto a fêmea tem sua circunferência visualmente mais definida.

Reprodução:

Embora deva ter cuidados com a qualidade da água que deve manter uma temperatura entre 26º C e pH em torno de 7, a reprodução dos Barbus Sumatra é considerado fácil.

Atingindo a maturidade sexual com 6 ou 7 semanas o casal deve ser separado em um aquário de 20 litros, levando em conta que um macho reprodutivo pode atacar e até matar uma fêmea não pronta para reprodução.

A postura é relativamente grande e os ovos eclodem entre 24 e 42 horas, após a a fertilização retirar os pais pois tem a tendência de predar os próprios ovos.

Fonte: Bioaquaria, Craigcentra
W3TOOLS