Notícias

Anúbia Anã (Anubias barteri var. nana)

  • 02/07/2011
  • 3856 visualizações
Nome popular:
Anúbia Anã
Nome científico:
Anubias barteri var. nana
Família:
Araceae
Origem:
África Ocidental (Camarões)
pH:
6,0 ~ 9,0
gH:
9,0 ~ 13,0
Temperatura:
20 ~ 30°C
Posição:
Meio do aquário
Tamanho:
5 ~ 15 cm
Iluminação:
Fraca a moderada
Substrato:
Rico
Cuidados:
Rico
Reprodução:
corte simples e limpo no rizoma que tenha folhas e raízes
Mais informações:

A Anúbia Anã é uma planta de fácil manutenção necessitando de pouco cuidado e nutrientes, mesmo que cresça em cascalhos, não necessitando de C02 e substratos férteis, é recomendado utilizar um substrato rico em nutrientes que juntamente com injeção de CO2 e remoção de folhas velhas ajudam no crescimento mais rápido da planta.

Por ter crescimento lento, utilizar iluminação alta faz com que suas folhas criem algas com facilidade. É possível fazer com que elas cresçam sem as temidas algas, como as Algas Petecas, desde que cultivadas em sombras ou com baixa luminosidade.

Suas folhas são arredondadas e de um verde vibrante que surgem de um espesso rizoma e, assim como toda planta de rizoma, ela fica muito bem se fixa em tronco ou pedra e, importante, nunca enterrada, pois prejudica o crescimento e pode causar inclusive  a morte da planta. Por isso, o plantio do rizoma deve ser sempre acima do substrato.

Altos níveis de fosfato ajudam na floração da Anúbia Anã, uma das poucas plantas aquáticas que podem florir debaixo d'agua.

Para propagá-las basta apenas fazer um corte simples e limpo no rizoma que tenha folhas e raízes. É importante cuidar para não cortar uma planta jovem demais. Espera-se o rizoma alcançar de 8 a 10cm e que tenha pelo menos com 8 folhas.

Fonte: Aquasuzuki, Plantasdeaquario, Aquaticplantcentral, aquascapingworld
W3TOOLS