Notícias

Musgo de Java (Taxiphyllum barbieri)

  • 06/07/2011
  • 9748 visualizações
Nome popular:
Musgo de Java
Nome científico:
Taxiphyllum barbieri
Família:
Hypnaceae
Origem:
Sudeste da Ásia
pH:
5,0 ~ 8,0
gH:
--
Temperatura:
21 ~ 29°C
Posição:
Da frente para o meio do aquário
Tamanho:
4 ~ 6 cm
Iluminação:
Fraca a moderada
Substrato:
Não é necessário
Cuidados:
Fácil
Reprodução:
Divisão da colônia
Mais informações:

É uma das espécies de musgo mais populares no aquarismo, principalmente pela sua característica de formação de carpetes. O musgo de java é uma planta de fácil cultivo, pois tolera diversas condições da água. Por mais que ela suporte temperaturas de até 29°C, o ideal para um crescimento rápido e saudável da planta são temperaturas mais tropicais, em torno de 24°C. Em condições de alta luminosidade, a planta crescerá mais densa e exuberante, enquanto em condições com pouca luz, a planta será mais escura e esguia.

A utilização de CO2 e fertilização irão melhorar o crescimento do musgo de java. Uma dica para promover uma planta saudável e com um tom bem esverdeado é recomendado a fertilização com ferro.

A Taxiphyllum barbieri se fixa muito facilmente em pedras e troncos, para isso, basta prendê-la com linha de pesca ou mesmo com linha de costura, pois após pouco tempo ela se adere ao objeto. Seu crescimento é lento e se dá de uma forma desordenada, por isso é fundamental podá-la regularmente.

Sua propagação é simples, pode ser pelo corte de um grupo de folhas que tenham crescido em excesso da planta ou separar uma parte da colônia da planta e replantá-la em uma nova superfície.

Fonte: Aquasuzuki, Aquaticplantcentral, Aquamoss, Aqualandpetsplus
W3TOOLS