Notícias

Pigmeu de Estolho Espada (Echinodorus tenellus)

  • 02/07/2011
  • 2532 visualizações
Nome popular:
Pigmeu de Estolho Espada
Nome científico:
Echinodorus tenellus
Família:
Alismataceae
Origem:
Américas
pH:
5,5 ~ 8,0
gH:
9,0 ~ 13,0
Temperatura:
18 ~ 30°C
Posição:
Frente
Tamanho:
5 ~ 10 cm
Iluminação:
Forte a intensa
Substrato:
Rico
Cuidados:
Rico
Reprodução:
Divisão dos estolhos
Mais informações:

A Echinodorus tenellus ficou popular pelo aquapaisagista japonês Takashi Amano que a utilizou principalmente para a criação de carpetes nos aquários.

É uma planta pequena, ideal para formar carpetes, ficando bem densos e podendo florir submersas. Deve-se plantar os estolhos individualmente com uma distância de 5 cm.

Necessita de substrato fértil e iluminação de qualidade, com essas condições, acrescentando a injeção de CO2 e micronutrientes elas criarão rapidamento um belo carpete pelo aquário. Sua coloração pode variar de verde claro à avermelhadas de acordo com o nível de iluminação. Se a iluminação for intensa as pontas das folhas ficarão avermelhadas. Outra dica para manter uma coloração avermelhada na planta é utilizar substrato rico em ferro.

Apresenta folhas alongadas não suportando sombras por um período muito longo, suas folhas podem chegar 5 a 10cm de comprimento e 2 a 4mm de largura.

São pouco exigentes em relação a temperatura. São comumente confundidas com Lilaeopsis brasiliensis e com a Sagitária anã.

Fonte: Aquasuzuki, Aquaticplantcentral, Aquascapingworld, Vitória Reef, Arofanatics, Socalaquascapers
W3TOOLS