Glossário

Banho de água doce
Tratamento preventivo ou curativo baseado no mergulho de um peixe de água salgada por alguns minutos em um recipiente com água doce.
Banho de água salgada
Tratamento preventivo ou curativo baseado no mergulho de um peixe de água doce por alguns minutos em um recipiente com água salgada.
Barbatanas
Barbatanas ou nadadeiras são os órgãos externos que muitos animais aquáticos usam para a locomoção e equilíbrio.
Beteira
Aquário geralmente pequeno e/ou compartimentado, onde são mantidos e criados peixes Betta.
Bexiga natatória
Órgão que auxilia os peixes a manterem equilíbrio e flutuabilidade, através do controle da sua densidade relativa à da água, um saco de paredes flexíveis, e pode expandir-se ou contrair de acordo com a pressão.
Bio-balls
Grades plásticas em forma de bolinhas que servem de substrato para fixação e desenvolvimento de bactérias aeróbicas, utilizadas em filtros do tipo wet-dry e trickle filter ("cascata").
Bio-wheel
Substrato giratório, semelhante a uma roda d'água, para fixação e desenvolvimento de bactérias aeróbicas em filtros externos.
Biótopo
Uma região ou espaço geográfico natural que apresenta característica relativamente uniforme de ambiente e de populações animais e vegetais, das quais é o habitat.
Black Water Extract
Solução comercial que introduz na água do aquário taninas e outras substâncias características de águas moles e ácidas, onde há bastante decomposição de matéria vegetal.
Bloat
Doença que afeta principalmente os ciclídeos africanos herbívoros, supostamente causada por dieta inadequadamente rica em proteínas.
Blood worms
Larvas de quironomídeos, verme usado como alimento vivo rico em proteínas.
Bomba de ar
Equipamento que usa um pequeno motor elétrico e um diafragma de borracha para produzir ar sob pressão, que será injetado no aquário ou num filtro através de mangueiras plásticas.
Bomba submersa
Equipamento que usa um motor elétrico selado e um rotor acoplado a um imã, para criar um fluxo de água sob pressã é usada em filtros ou simplesmente como circuladoras de água no aquário.
Brânquias
Brânquias ou guelras, são os órgãos da respiração dos peixes e outros animais aquáticos, ou seja, é nelas que ocorrem as trocas gasosas entre a água e o sangue ou linfa do peixe. Geralmente situadas dentro das duas aberturas logo atrás e abaixo dos olhos.
W3TOOLS