Notícias

Afinal, peixe tem ou não tem memória?

Pesquisas comprovam que peixe não só possui memória como também capacidade de aprendizagem

  • Por: AQUABR
  • 05/07/2011
  • 14009 visualizações

Você já deve ter ouvido falar de que peixe tem memória curta, inclusive já deve ter assistido o filme Procurando Nemo onde a personagem Dory sofre de perda de memória recente. Até pouco tempo essa afirmação não era contestada até a divulgação de uma pesquisa realizada na Universidade de sidney, na Austrália.


O Pesquisador Culum Brown comprovou que os peixes são capazes de memorizar sim, ele prendeu um grupo de peixes em um aquário onde havia apenas uma saída, os peixes encontraram a saída após cinco tentativas, uma ano após essa experiência, colocou-se novamente os mesmos peixes dentro do mesmo aquário e todos encontraram a saída na primeira tentativa.

Outro pesquisador australiano que também confirmou que peixe possui memória foi o Kevin Warburton, do Instituto para a Terra, Água e Sociedade, ao estudar o comportamento dos peixes de água doce confirmou-se que certas espécies guardam na memória quem é o seu predador, e após vários meses e mesmo o tendo visto apenas uma vez, o peixe reconhece o animal ameaçador.



Em seus estudos com Carpas, o pesquisador Warburton descobriu que "Se um peixe morde um anzol e consegue escapar, guarda esta experiência na sua memória e é muito difícil que volte a morder um anzol numa segunda oportunidade”.

Além de os peixes possuirem memória, a pesquisa ainda concluiu que os peixes também têm a capacidade de aprendizado, com isso eles associam e diferenciam ambientes abundantes em alimentos, de ambientes perigosos, assim melhoram a maneira de caçar e identificam vias de escape se ameaçados.

Fonte: Megazoo, Petmag, BBC
W3TOOLS