Notícias

Aquário de Ubatuba inaugura primeiro tanque de águas vivas do Brasil

Tanque projetado é semelhante ao do Aquário de Monterey, na Califórnia - o primeiro no mundo a expor estes fascinantes animais

  • Por: AQUABR
  • 24/08/2011
  • 2696 visualizações




O Aquário de Ubatuba acaba de inaugurar o primeiro tanque de águas vivas do Brasil, o tanque foi projetado pela equipe do oceanógrafo Hugo Gallo e se assemelha com o utilizado pela equipe do Aquário de Monterey, na Califórnia - o primeiro no mundo a expor estes fascinantes animais.


O sistema foi projetado para manter a temperatura de 15º a 18º C, também foi implementado um sistema de circulação especial que mantém os animais flutuando.

As águas vivas fazem parte do plâncton, grupo de organismos marinhos que vivem na coluna de água acompanhando as correntes marinhas. Elas possuem células urticantes com um veneno que pode causar queimaduras alérgicas, as mesmas se utilizam desse veneno para se alimentarem de outros organismos do próprio plâncton ou até de peixes.

“A perspectiva de poder dar aos nossos visitantes a oportunidade única de admirar estes fascinantes animais nos motivou a fazer deste investimento tecnológico, uma de nossas novidades para este ano. O trabalho incluiu o projeto e execução do tanque, a coleta dos animais e a criação de seu alimento”, diz o oceanógrafo Hugo Gallo.

Além dessa atração, o aquário também conta com um tanque oceânico com tubarões e raias, um pinguinário e o primeiro tanque de contato do Brasil, onde o visitante pode tocar e aprender acerca da biologia de animais marinhos inofensivos como raias, lagostas e estrelas do mar.

O Aquário de Ubatuba abre todos os dias, das 10h às 23h e é localizado na Rua Guarany, 859, no bairro do Itaguá, em Ubatuba-SP (veja mapa abaixo). Contatos pelo telefone (12) 3834-1382.
 

Fonte: Sociedade de Zoológicos e Aquários do Brasil, G1
W3TOOLS