Notícias

Descoberta na Amazônia nova espécie de peixe

Uma nova espécie de peixe ornamental que habita os rios Madeira e Purus foi descoberta pela pesquisadora da Universidade Federal do Amazonas

  • Por: AQUABR
  • 04/07/2011
  • 4711 visualizações


piaba-pintada


Uma nova espécie de peixe ornamental que habita os rios Madeira e Purus foi descoberta pela pesquisadora da Universidade Federal do Amazonas e da Universidade do Estado do Amazonas, Cristina Bührnheim.

A piaba dálmata é transparente, o que permite ver seus órgãos internos, como a bexiga natatória, a bolsa de ar usada controlar a profundidade em que nada. 

O nome "dálmata" decorre das três manchas pretas que o peixe apresenta. Para Bührnheim,  a espécie tem grande potencial para o mercado de aquarismo.

Com média dos exemplares coletados que  17mm à de 20mm, foram considerados a miniatura entre os peixes do mesmo grupo, quando outras piabas chegam a 60 milímetros.

Bührneim. explica que “A miniaturização é um fenômeno evolutivo que ocorre em vários tipos de animais”, no entanto, não tem uma explicação definitiva sobre por que certos tipos de animais diminuem de tamanho.

Esta espécie de peixe vive em cardumes e foi coletada pela primeira vez no Rio Madeira, em Rondônia, em local próximo a uma futura usina hidrelétrica. 

 

Fonte: G1
W3TOOLS