Notícias

Palestra de Marcelo Assano

Reprodução de peixes em aquários ornamentais

  • Por: AQUABR
  • 01/07/2011
  • 3104 visualizações

Palestra Marcelo AssanoMarcelo Assano é doutorando em Ciências Biológicas, onde criou na UNESP de Jabotical o primeiro  laboratório de pesquisa de peixes ornamentais. Atua também como Consultor do Sebrae, de produtores de peixes ornamentais e empresas de psicultura.

Foi uma palestra muito bem humorada, com slides engraçados! Comentou sobre o início de um aquarista, onde no começo cria aquário simples, com peixes mais comuns e depois quando entende o que é aquarismo, se apaixona e começa a se aprofundar no assunto, criando aquários mais temáticos e plantados até chegar a aquários mais requintados (como os que vemos em concursos)!!

Uma verdade que Marcelo comentou é que os vendedores de aquário costumam vender para os iniciantes aquários pequenos, sendo que estes são muito mais difíceis de cuidar e manter a qualidade da água do que de um aquário maior.

É muito fácil dar certo a reprodução da maioria das espécies de peixes ornamentais em cativeiro, diz Assano, sendo necessário certos fatores como a alteração na qualidade da água (diminuindo a dureza), temperatura, alteração do fotoperíodo para 12 horas dia/ 12 horas noite e influência genética. Prestar atenção também na sanidade do peixe, afinal, peixe doente não reproduz e na alimentação para evitar a grande mortalidade dos alevinos.

Em breve, divulgaremos uma entrevista exclusiva com Marcelo Assano, falando sobre as dificuldades para a reprodução de peixes ornamentais e dicas!!!

W3TOOLS