Notícias

Palestra Rony Suzuki no 4º EAB

Confira como foi a montagem ao vivo de um aquário plantado

  • Por: AQUABR
  • 01/07/2011
  • 4230 visualizações

Palestra Rony Suzuki 4º EABNo 4º Encontro de Aquarismo em Bauru, realizado pela AQUAMAZON, contamos com a presença de Rony Suzuki que montou ao vivo um aquário plantado, utilizando o novo substrato da AQUAMAZON lançado no próprio evento.

Rony deu dicas e respondeu a perguntas enquanto montava o aquário. Com o aquário ainda seco é despejado o substrato e alinhado com uma régua esquadro, Rony aconselha sempre ler a “bula” do substrato usado, pois alguns não precisam de camada inerte.

Já na camada inerte a dica é usar grão entre 2mm a 5mm, pois se os grãos forem muito finos podem compactar e não deixar as raízes se desenvolverem, já se forem muito grossos não permitem a fixação das raízes. Sempre deixando a camada inerte mais alta na parte de trás e mais baixa na frente, permitindo assim que as plantas dos fundos ganhem seu merecido destaque.

Em relação ao plantio, Rony diz que prefere iniciar pelas plantas que formam o carpete e dá a dica de espalhar várias mudar pela região do aquário que será coberta, pois se deixado uma única muda grande, demora mais tempo para cobrir a área que deseja, além disso, a área que foi plantada inicialmente será maior que as áreas que cresceram depois, deixando o carpete desigual. Lembrando também que o plantio deve ser feito com pinças para fixar as plantas na camada inerte, nunca muito na superfície, porém é bom evitar fixá-las até o substrato, pois pode haver perca e baixa evolução das plantas. Deve-se plantar na camada inerte deixando que a raiz vá em busca da camada fértil.


Montagem de aquário Rony Suzuki

 

Estude sempre as plantas a serem usadas, pois uma planta alta na frente do layout pode estragar todo o trabalho feito.

Cuidados também na hora de encher o aquário: coloque água aos pouco e sempre com as mãos ou algo que impeça o impacto direto da água na camada inerte, plantas ou rochas, assim mantém a camada inerte intacta, para que a camada fértil não entre em contato com  a água causando grandes problemas de algas, além de evitar que destrua o layout.

Rony comenta que na primeira semana o aquário deve ficar sem fauna, somente com um bom sistema de filtragem e TPAS constantes, quanto mais trocas parciais existir, mais chances de dar certo.

Após a primeira semana inserir Comedores de Algas, Molinésias que ajudam também no controle de algas do aquário, lembrando que deve sempre limpar o vidro com uma esponja para que os algueiros não percam tempo nos vidros e se alimentem das algas que crescem em pedras e troncos, lugares mais difíceis de ser limpos por nós.

O aquário montado por Rony Suzuki foi sorteado no final do evento, vejam as fotos do 4º EAB e fiquem espertos, Rony Suzuki falará e dará dicas exclusivas para nossa equipe AQUABR.

W3TOOLS